Informativo Banda da Banda

Confira a matéria que foi veiculada sobre nosso projeto no informativo cultural BANDA DA BANDA.

Capa da edição de agosto, que traz nosso Ponto de Cultura

A música para transformar o mundo

“O homem sem música não é completo, mas apenas um fragmento. As escolas de música são escolas de seres humanos.” A afirmação é do compositor e pesquisador de folclore húngaro Zoltán Kodály, fundador de uma didática de ensino com enfoque na música adotada em cem escolas em seu país em 1951. Assim como Kodály, desde 2004 a Associação Guarda Mirim de Amparo acredita e vivencia o poder de transformação social da música com aulas de orquestra e coral para jovens estudantes da rede pública ou bolsistas da particular e que pertencem a famílias de baixa renda. Desde abril, o projeto “O Ser Humano, Esse Gigante” é um dos Pontos de Cultura da cidade de Amparo, uma ação do governo federal que busca potencializar projetos culturais com grande relevância para a sociedade. 

Há tempos a diretoria da Associação queria constituir uma orquestra para a entidade e a primeira formação foi com instrumentos de cordas - sendo violino, viola, violoncelo e contrabaixo -, e de sopro – flauta, clarinete, saxofone e trompete -, além de um coral. A orquestra ficou algum tempo só com os instrumentos de corda, mas retomou o trabalho também com os de sopro a partir de 2009. 

“Objetivo é de oferecer formação educacional e cultural através da música, desenvolvendo cidadãos e suas competências musicais”, explica a coordenadora do projeto, a psicóloga da entidade, Nilda Maria Bonfá. 

Pelo fato da Associação ter seu trabalho também voltado para a questão social, existe a preocupação e o cuidado com os alunos em conhecer a realidade social e familiar que vivenciam, buscando maneiras de ajudar a sanar suas necessidades. Fazemos também o acompanhamento escolar. 

Atualmente, 53 alunos fazem parte do projeto e têm aulas às terças e quintas-feiras os iniciantes e às sextas-feiras os mais experientes, sempre no horário das 13h30 às 16h30. As inscrições para os interessados em participar do coral ainda estão abertas. Os professores do projeto são Rinaldo José Marchesi Zamai, instrumentos de corda, e Luis Fernando Corradini, instrumentos de sopro. 

Ser contemplado como Ponto de Cultura foi uma conquista importante para o projeto. Durante três anos, “O Ser Humano, Esse Gigante” receberá verbas do poder público para potencializar as atividades do projeto, seja em equipamento, infraestrutura ou contratação de professores. Neste tempo, ele será parte de uma Rede de Pontos de Cultura, que em Amparo ainda conta com outros quatro projetos: “Brasil Encena”, da Cia. de Teatro Arteatrando, “Integração com Dança”, desenvolvido pelo Centro de Dança Adriana Spinelli, “Ponto de Cultura Itinerante”, da Associação das Damas de Caridade, e “Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos”, da Associação Inventor de Sonhos. Esta rede funciona como uma forma de ajuda mútua na qual todos os Pontos estão interligados. 

Os interessados em conhecer mais sobre o projeto podem acessar o blog oficial do projeto, www.oserhumanoessegigante.blogspot.com, ou o blog-portal da Rede, www.pontosdeculturadeamparo.blogspot.com, ou entrar em contato com a Associação Guarda Mirim de Amparo pelo telefone 3807-5908.

Nenhum comentário:

Postar um comentário