Nossos 31 anos no Jornal Oficial
A comemoração dos nossos 31 anos de Guarda Mirim é o assunto da coluna que a nossa Rede de Pontos de Cultura tem semanalmente no Jornal Oficial de Amparo. Clique na figura abaixo para fazer o download da edição e ler a coluna.
Nossos alunos ...
Joel tem 13 anos e se destaca nas aulas pelo seu empenho e dedicação. "Sempre gostei de música mas nunca tinha tido a oportunidade de aprender algum instrumento. Ela chegou com o projeto da Guarda Mirim", conta entusiasmado o aluno.
Uma verdadeira Rede Cultural
Muitas das decisões de cada um dos projetos não partem isoladamente de cada Ponto de Cultura, mas de toda a Rede. Para manter esse espírito colaborativo, reuniões são freqüentes. A importância de compartilhar as vivências entre os cinco Pontos que compõe a nossa Rede é fundamental para que o trabalho de todos caminhe. Um dos objetivos do próprio programa Pontos de Cultura é esse: a criação de uma relação fraterna entre os projetos de cultura e a ajuda mútua que cada um pode oferecer.
Um exemplo prático disso é o espetáculo “O Mambembe”, que será executado pelo Ponto “Brasil EnCena”, da Cia. de Teatro Arteatrando. Algumas das músicas da peça serão tocadas pelos alunos do projeto de orquestra e coral da Associação Guarda Mirim de Amparo, “O Ser Humano, esse Gigante”, em contra partida, estes alunos terão algumas aulas de expressão corporal com os professores de teatro.
Os “atores desejantes” – como são chamados os integrantes do projeto da Cia. Arteatrando -, participarão, também, de aulas de dança com a professora e bailarina Adriana Spinelli, do projeto “Integração com Dança”; e já há uma conversa com os responsáveis pelo “Ponto de Cultura Itinerante”, projeto de cinema da Associação das Damas de Caridade, para que o espetáculo teatral seja filmado. Ou seja, os Pontos trabalham em conjunto, cada um suprindo a necessidade do outro.
Até mesmo a liberação da verba trimestral é condicionada à aprovação da prestação de contas de todos os Pontos. Um Ponto de Cultura depende do outro. O fracasso de um representa o fracasso geral. Por isso a importância dessa relação entre os cinco projetos da nossa cidade.
Essa postura próxima foi elogiada pelo gestor cultural Célio Turino, idealizar dos Pontos de Cultura, quando esteve em Amparo durante o mês de julho. “O bom é que esses quatro Pontos que visitei são perto um do outro. É importante que se aproximem cada vez mais e eu percebi que eles fazem isto. Eu senti essa energia e pulsação”, disse na oportunidade.
As reuniões da nossa Rede são produtivas, animadas e demonstram a alegria que os integrantes de cada um dos Pontos têm na realização deste trabalho. Levamos a sério a famosa frase de autoria do escritor Alexandre Dumas para seus três mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”.
** Texto da coluna da Rede no Jornal Oficial do dia 06.09.2011
Um pouco de teoria
Aprender música não é só com o instrumento em mãos. As aulas teóricas são de extrema importância porque dão a base de todo o conhecimento. Confira algumas fotos de uma dessas aulas nas quais o instrumento musical é substituído por lápis e papel.
Guarda Mirim completa 31 anos
Sede própria da Guarda Mirim, sonho realizado em 1987 |
A semana é de festa para a Associação Guarda Mirim de Amparo, responsável pelo projeto "O ser humano, esse gigante". No dia 09 de setembro, sexa-feira, comemoram-se os 31 anos da entidade.
A entidade fundada em 1980 tinha o nome de Sociedade Guarda Mirim, e logo nos primeiros meses de atividade a professora D. Maria Ignez Pretti Rosasco já assumia a presidência, cargo que ocupa até os dias atuais.
A nossa Guarda Mirim é entidade-modelo no trabalho de adolescentes e orgulho da cidade de Amparo. Os números impressionam: mais de três mil jovens já passaram pela "Guardinha". Entre eles, pessoas hoje com grande destaque na sociedade, como professores, jornalistas, funcionários públicos e outros em cargos de gerência nas grandes empresas da cidade e de fora dela.
Desde 2004, a Associação Guarda Mirim de Amparo acredita e vivencia o poder de transformação social da música com aulas de orquestra e coral para jovens estudantes da rede pública ou bolsistas da particular e que pertencem a famílias de baixa renda, com o projeto "O ser humano, esse gigante", mais uma atividade de sucesso da entidade.
PARABÉNS, GUARDA MIRIM!
Assinar:
Postagens (Atom)